Ir para o contedo principal

Eventos

Empresas do setor participaram de missão ministerial à África Ocidental

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizaram, de 06 a 10 de agosto, uma Missão Ministerial à África Ocidental, nas cidades de Lagos, na Nigéria, e Acra, em Gana. Fizeram parte dessa Missão oito empresas brasileiras fabricantes de máquinas e equipamentos, setor considerado estratégico para negócios naqueles países. O objetivo da Missão foi aproximar empresas brasileiras e importadores locais, bem como promover parcerias estratégicas e negócios internacionais.

Uma agenda específica foi organizada, que contemplava a realização de seminários, visitas técnicas e encontro de negócios em ambos os países. De acordo com o gerente de Promoção Comercial da Divisão de Mercado Externo da ABIMAQ, Marco Carlotti, que acompanhou a comitiva pelo setor de máquinas e equipamentos, os contatos realizados foram bastante produtivos.

No primeiro dia da missão em Lagos, na Nigéria, a comitiva brasileira recebeu a visita da embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo, da Embaixada do Brasil na Nigéria, que participou do BusinessForum Brasil-Nigéria. Foram realizadas reuniões com mais de 30 empresas nigerianas, interessadas nos produtos ofertados pela comitiva do setor de máquinas e equipamentos.

De acordo com dados da Apex-Brasil, as exportações brasileiras para a Nigéria em 2016 atingiram US$ 731 milhões, registrando um crescimento de 6% em relação a 2015. Já as vendas externas para Gana em 2016 totalizaram US$ 213 milhões, com um significativo aumento de 16,5% comparado ao período anterior.

Empresas do setor que participaram da Missão Empresarial à África Ocidental
• Eurolatte do Brasil;
• Carlos Becker Metalúrgica;
• Implementos Agrícolas Jan S/A;
• Indústria Implementos Agrícolas Vence Tudo;
• LS Control Automação;
• Marchesan Imp. Máq. Agrícolas Tatu S/A;
• Piccin Máquinas Agrícolas Ltda;
• WEG Brasil.